terça-feira, 1 de junho de 2010
Oração à Cabocla Jurema
Juremá, Linda Cabocla de Pena
Rainha da Macaiá
Ouve o meu Clamor.
Jurema me livra dos perigos e das maldades
Ô Cabocla, tu que és Rainha da folha
Nunca me deixe em falta
Que o teu bodoque seja sempre certeiro
Contra os que tentarem me destruir.
Jurema caminha comigo, ô Cabocla
E me ajuda nesta jornada da Terra.
Jurema que a sua força, junto com vosso Pai Caboclo Tupinambá
Me acompanhe hoje e sempre
Em nome de Zambi,
Salve a Cabocla Jurema! Okê Juremá!
A Jurema - Sua Importância:
O nome "Jurema" vem do tupi-guarani: Ju, significa "espinho" e Remá, "cheiro ruim". A jurema é uma planta da família da leguminosas. Os frutos das plantas leguminosas são vagens. Existem várias espécies de jurema, como por exemplo: Jureminha, Jurema Branca, Jurema Preta, Jurema da Pedra e Jurema Mirim.
Esta planta tem muita importância no culto espiritual dos caboclos e nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, tanto que dá nome a um culto chamado de "Culto à Jurema". Esse culto deve-se ao fato de que os nossos índios enterravam seus mortos junto a raiz da jurema. Daí passavam a cultuar esses mortos para que eles evoluíssem espiritualmente e habitassem o tronco da jurema ajudando a todos da tribo em suas necessidades.
No Nordeste, este culto recebeu outros nomes como: Toré, Curicurí Praiá e Juremado. Mas, o culto de caboclo não ficou restrito apenas ao índio brasileiro. Os negros de origem banto incorporaram os caboclos aos seus cultos e passaram a chamar este culto de "Candomblé de Caboclo" ou "Samba de Caboclo". Nos Juremados, o mestre utiliza-se de um maracá, espécie de chocalho e de um cachimbo feito às vezes de pinhão-roxo para soprar fumaça para à esquerda ou para a direita.
A jurema é utilizada para tomar banho de descarga com suas folhas. Serve como defumador para cura de dor de dente, doenças sexualmente transmissíveis, insônia, nervos, dores de cabeça. Faz ainda: figas, patuás, rosários. Utiliza-se para fazer rezas com suas folhas contra mau-olhado e olho-grande. Serve ainda para fazer um dos maiores fundamentos do Culto à Jurema, que é uma bebida à base de infusão das folhas da jurema, com casca do tronco e da raiz misturado com mel de abelha, garapa de cana-de-açúcar e cachaça. Essa é a bebida preferida dos Encantados que baixam no Toré e no Culto à Jurema.
Fonte: http://www.fietreca.org.br/umbanda.htm
Postado por Ronald Stresser Jr. às 16:51 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: cabocla de umbanda, caboclas, Candomblé de Caboclo, congá, FOLHAS, jurema, planta jurema, samba de caboclo, terreiro, Toré
Oração a um Preto-Velho
Ensina-nos a ter a tua experiência milenar, a calma, a resignação, a compreensão que muito necessitamos e que estejamos sempre contigo, assim como Jesus Cristo (Oxalá) o tem na Santa Glória.
A ti, bondoso Preto-Velho, oferecemos esta prece, reafirmando nossa fé, nossa crença, e nossa esperança na tua força espiritual, sempre a serviço do bem.
Protege-nos querido Preto-velho que tanto sofreste, dá-nos a coragem que as vezes nos falta para poder prosseguir na nossa jornada, e algum dia tenhamos merecimento para receber as graças de Deus.
Que assim seja!
Fonte: Autor desconhecido
Postado por Ronald Stresser Jr. às 11:44 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: prece vovozinho, preto velho rezador, pretos e pretas velhas, reza para linha neutra, umbanda
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Oração ao Caboclo Ventania
Ó grandioso Caboclo Ventania!
Antigo espírito do bem, lança tuas flechas de luz em minha direção, cubra-me com tua proteção.
Renove minhas energias, elevando sempre meu coração ao ápice da bondade, que soube a sua energia, eu aprenda a perdoar mais, esquecendo-me verdadeiramente minhas mágoas.
Arrebata a minha alma, para que somente amor eu consiga dar.
Vem espírito superior do vento e do tempo.
Grande mestre do sopro, divino carrega-me em teus braços, daí-me a força que preciso, para continuar o que aqui vim fazer, e nunca me esquecer dos teus ensinamentos.
Oh… espírito benfazejo, sopra em minha direção, que meus instintos me façam nunca se acovardar, diante dos obstáculos que a vontade de continuar
não adormeça em meu coração, pois dela preciso para espalhar a fé, a confiança, o otimismo, e a felicidade de uma encarnação.
Desliga-me de todas as minhas decepções com o fervor de teu sopro, o mal não me alcançará.
Aqueles á quem me querer mal não terão êxito.
Pois eu que sou teu filho entrego-me a vós para que assim eu leve o amor ao coração de todos que passarem por mim.
Vem espírito da brandura, circula este sopro de amor em volta de mim, promove-me cura neste instante.
Lava meu interior, e que nele nasça a força da tua humildade, para que eu possa espalhar a verdade e o conforto de uma palavra amiga, até o dia de minha partida.
Em nome do Mestre maior da Terra, meu Jesus amado, vós que sois um Mensageiro Celestial esteja em mim hoje e sempre. Êpa-hê Caboclo!
Saravá Yansã, Saravá Xangô!
Autor: Mago Cigano - fonte: http://povodearuanda.wordpress.com/2007/09/10/caboclos
História do Caboclo Ventania
Conto essa história narrada pelo próprio espirito de caboclo Ventania; nome hoje usado por ele em alguns de seus médiuns. Viveu em sua última encarnação como índio sherokee ou (cherokee), em uma vila as margens de um rio que em cherokee se dava o nome de Tanasi; que pela expressão fonética certa, em inglês, assim o traduziu por Tenessee, em uma extensão de terra que iria até o rio Ocanuofee.
Suas mulheres indias cuidavam da lavoura, plantação de milho e aboboras, eram bordadeiras por excelência e tinham o respeito de seus homens que as cultuavam como deusas. Os indios por sua vez cuidavam da caça de ursos, da pesca, da espiritualidade e da cura. Muito inteleigentes tinham por habilidade natural entender e ou aprender rapidamente diversas linguas de outras tribos, ou mesmo quando da invasão dos europeus as terras americanas (ingleses, franceses e holandeses).
Ventania era caçador e Shaman de sua tribo, pois aos homens fortes em enfrentar ursos e bisontes ou bisons (uma espécie de Búfalos). Acreditavam eles que os deuses davam a estes caçadores força espiritual para praticar tal bravura. Os Shamans cherokeses ou yroqueses cuidavam de doenças e passavam a receita vinda de seus ancestrais a suas mulheres para manipula-las, pois acreditavam que as mulheres assim como o dom de dar a luz, ao manipular uma receita daria também a energia de cura a quem estava enfermo.
Conversavam com es Espíritos e os consultavam para tudo o que faziam, portanto em uma vida primitiva já tinham a essência espiritual em suas veias. Ventania nos conta que eles já faziam em formas de desenhos suas poesias, amavam a natureza como todo índio em qualquer nação, esta encarnação se deu há 700 anos atrás.
Seu desencarne se deu quando, na disputa por seu amor, a tribo tinha por hábito quando uma índia era pretendida por dois ou mais índios, eles a disputavam em luta. O perdedor, ou entendia e se convencia da derrota ou pedia para ser morto pelo vencedor, e foi oque aconteceu. A índia em questão iria ser disputada por ele e outro índio que tinha o nome de chuva vermelha por ser muito rápido com flechas, as quais em suas pontas eram colocadas em chamas, daí o nome de chuva vermelha.
Ao perder a luta Chuva Vermelha disse que não o mataria; pois o respeitava pelas inúmeras curas e pelas inúmeras caças que Ventania já havia feito para a aldeia. Porém, Ventania inconformado com a derrota, pediu que o matasse pois o mundo seria ruim para ele sem a moça. E foi o que aconteceu: com uma machadada na cabeça ele desencarnou.
Devido a ter pedido sua morte o mesmo se encontrou por longos anos no Umbral, onde somente quando encontrou-se com Balthazar é que este, como mensageiro do Espaço, o levou para esferas de evolução onde hoje ele trabalha como Espírito de Luz. O nome Ventania foi escolhido por ser mais parecido como Raio de Vento, que ele teve em sua encarnação terrena.
Raio de Vento devido a velocidade com que caçava búfalos e veados. Este é o Caboclo Ventania que conhecemos e adimiramos...
Oferendas para o Caboclo Ventania:
Vinho tinto suave suco de milho.
Comida: Tudo a base de milho, abóboras, camarão Rosa, peixes.
Pedras: cascalhos, basaltos , quartzo verde. Flores: Girassol, rosas amarelas
Dia de comemoração a Ventania: 21/02
Seu amuleto: sempre a base de pedras ou algo de couro.
Sua imagem: Usa ele um cocar que vai até os pés,com calça de couro de urso,tem em média 1,80 cm de altura,cabelos lisos bem compridos castanhos escuros,pele vermelha cristalina,olhar acolhedor. asim ele se apresenta as muitas pessoas que o vê no astral, onde a narrrativa é sempre a mesma.
Na Terra Ventania trabalha com desobsessão, cura e aconselhamento.
Fonte: http://centrocabocloventania.blogspot.com/2008/10/ventania-quem-esse-espirito.html
Postado por Ronald Stresser Jr. às 13:10 1 comentários Links para esta postagem
Marcadores: caboclo de yansã, cherokee, chuva vermelha, história, lenda, prece do caboclo ventania, xangô e yansan
domingo, 30 de maio de 2010
Oração a Zé Pelintra
Salve Deus Pai criador de todo o Universo.
Salve Oxalá Força Divina do Amor, exemplo vivo de abnegação e carinho.
Bendito seja o Senhor do Bonfim.
Salve Zé Pelintra, mensageiro de Luz, guia e protetor de todos aqueles que em nome de Jesus Cristo, praticam a caridade.
Dai-nos Zé Pelintra, o sentimento suave que se chama misericórdia,
Dai-nos o bom conselho,
Dai-nos apoio, instrução espiritual que necessitamos,
Para dar aos nossos inimigos,
O amor e a misericórdia, que lhe devemos pelo amor de Nosso Senhor Jesus Cristo,
Para que todos os homens sejam felizes na terra, e possam viver sem amarguras, sem lágrimas e sem ódios.
Tomai-nos Zé Pelintra sob vossa proteção, desviai-nos dos espíritos atrasados e obsessores, enviados por nossos inimigos encarnados e desencarnados e pelo poder das trevas.
Iluminai nosso espírito, nossa alma, nossa inteligência e nosso coração abrazando-nos na chama do vosso amor por nosso Pai Oxalá.
Valei-nos Zé Pelintra nesta necessidade, concede-nos a graça do vosso auxílio junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo em favor deste pedido (faz-se o pedido).
E que Deus nosso Senhor em sua infinita misericórdia, nos cubra de bênçãos e aumente a vossa luz e vossa força.
Para que mais e mais possa espalhar sobre a terra a caridade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Obs: reza-se 1 Pai-nosso, 1 Ave-Maria, 1 Salve-Rainha, oferecendo a Zé Pelintra ou como novena às sextas-feiras, com uma vela (vermelha) acesa para ele.
Saravá Seu Zé Pelintra!
Fonte: internet: Autoria desconhecida
Postado por Ronald Stresser Jr. às 13:14 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: deuses umbandistas, fé do brasileiro, jose pelintra, linha neutra, orações de umbanda, pedido aos malandros, prece, reza para zé pilintra, saravá seo zé, zépilin
sábado, 29 de maio de 2010
7 Orações para Ogum
O fogo é vosso elemento natural e é com ele que transformais as nossas vidas e nosso íntimo. Renovai as nossas almas, forjai-as para que estejamos prontos para vivermos a verdadeira felicidade , purificai-nos e tirai de nós os ímpetos e os vícios , até que só a luz resplandeça.
Só assim nos tornaremos verdadeiros soldados da luz.
Protegei-nos com vosso escudo sagrado de todo ataque das trevas. E que vossa espada de fogo seja sempre a nossa espada para que as forças do mal não tenham poder sobre nós.
Imbuídos do vosso poder imenso , jamais cairemos , e todo mal que em nós estiver, será retirado. Fazei vir a nós vossas milícias sagradas para que as nossas súplicas sejam atendidas. Assim seja!
Fonte: internet: Oração inspirada pelo espírito de Vovó Cambinda 25/07/1998 - Templo de Umbanda Anjo
Salve Ogum, guerreiro de Oxalá.
Orixá que abençoa seus filhos e os filhos de seus filhos.
Pai destemido, Senhor da espada de fogo que corta todas as demandas e conduz aos que ama aos caminhos da prosperidade.
Que em meus caminhos, possa eu, filho seu merecer as vossas Bençãos: a espada que me encoraja, o escudo que me defende e a bandeira que me protege.
Meu Pai Ogum
Não me deixe cair
Não deixe tombar.
PATACURI OGUM
OGUM NHÊ.
Fonte: internet . Autoria desconhecida
Pai, que minhas palavras e pensamentos cheguem até vós, em forma de prece, e que sejam ouvidas. Que esta prece corra mundo e universo, e chegue até os necessitados em forma de conforto para as suas dores. Que corra os quatro cantos da Terra e chegue aos ouvidos dos meus inimigos, em forma de brado de advertência de um filho de Ogum, que sou e nada temo, pois sei que a covardia não muda o destino.
Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que minhas ações sejam sempre férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade, nas suas ceias espirituais, para que todos saibam que sou teu filho.
Ogum, senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, que eu seja sempre um fiel caminheiro seguidor do teu exército, e que nas minhas caminhadas só haja vitórias. Que, mesmo quando aparentemente derrotado, eu seja um vitorioso, pois nós, os vossos filhos conhecemos a luta, como esta que travo agora, embora sabendo que é só o começo, mas tendo o Senhor como meu pai, minha vitória será certa.
Ogum, meu grande pai e protetor, fazei com que o meu dia de amanhã seja tão bom como o de ontem e hoje, que minhas estradas sejam sempre abertas, que eu trabalhe para que no meu jardim só haja flores, que meus pensamentos sejam sempre bons e que aqueles que me procuram consigam sempre remédios para seus males.
Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais a Ordem dos Cavaleiros de Ogum. Pai, daí luz aos meus inimigos, pois eles me perseguem porque vivem nas trevas, e na realidade só perseguem a luz que vós me destes.
Senhor, livrai-me das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos-grandes, da inveja, das mentiras e da vaidade que só leva a destruição. E que todos aqueles que ouvirem esta prece, e também aqueles que a tiverem em seu poder, estejam livres das maldades do mundo.
Ogum Iê
Saravá Ogum!
Fonte: Orações Umbandistas de todos os tempos/Compilação de Ernesto Santana:Ed Pallas, 2004
Ogum Rogai por Nós. Nunca ficara sem resposta àquele que nele crer…Ogunhe meu Pai!
Eu andarei vestido e armado com as armas de Ogum para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso OGUM, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
Que assim seja, amém!
Fonte: internet . Autora: Renata de Oxossi
Eu pedi a Ogum. Eu pedi a Ogum, para retirar os meus vícios.
Ogum disse: Não! Eles não são para eu tirar, mas para você desistir deles.
Eu pedi a Ogum , para fazer meu filho aleijado se tornar completo.
Ogum disse: Não! Seu espírito é completo, seu corpo é apenas temporário.
Eu pedi a Ogum para me dar paciência.
Ogum disse, Não! Paciência é um subproduto das tribulações; Ela não é dada, é aprendida.
Eu pedi a Ogum para me dar felicidade.
Ogum disse: Não! Eu dou bênçãos; Felicidade depende de você.
Eu pedi a Ogum para me livrar da dor.
Ogum disse: Não! Sofrer te leva para longe do mundo e te traz para perto de mim.
Eu pedi a Ogum para fazer meu espírito crescer.
Ogum disse: Não! Você deve crescer em si próprio! Mas eu te podarei para que dês frutos.
Eu pedi a Ogum todas as coisas que me fariam apreciar a vida.
Ogum disse: Não! Eu te darei a vida, para que você aprecie todas as coisas.
Eu pedi a Ogum para me ajudar a AMAR os outros, como Ele me ama.
Ogum disse: . Ahhhh, finalmente você entendeu a idéia. Muita Luz!
Fonte: internet . Autora: Renata de Oxossi
Orixá, protetor, Deus das lutas por um ideal. Abençoai-me, dai-me forças, fé e esperança.
Senhor Ogum, deus das guerras e das demandas, livrai-me dos empecilhos e dos meus inimigos.
Abençoai-me neste instante e sempre para que as forças do mal não me atinjam.
Ogum Iê, Cavaleiro Andante dos caminhos que percorremos.
Patacori! Ogum Iê!
Ogum meu Pai, vencedor de demandas.
Ogum Saravá Ogum!
E que assim seja!
Fonte: internet: Autoria desconhecida
Ogum, meu Pai – Vencedor de demanda, poderoso guardião das Leis, chamá-lo de Pai é honra, esperança, é vida. Vós sois meu aliado no combate às minhas inferioridades. Mensageiro de Oxalá – Filho de Olorun. Senhor, Vós sois o domador dos sentimentos espúrios, depurai com Vossa espada e lança, minha consciente e inconsciente baixeza de caráter.
Ogum, irmão, amigo e companheiro, continuai em Vossa ronda e na perseguição aos defeitos que nos assaltam a cada instante.
Ogum, glorioso Orixá, reinai com Vossa falange de milhões de guerreiros vermelhos e mostrai por piedade o bom caminho para o nosso coração, consciência e espírito.
Despedaçai, Ogum, os monstros que habitam nosso ser, expulsai-os da cidadela inferior.
Ogum, Senhor da noite e do dia e de mãe de todas as horas boas e más,
livrai-nos da tentação e apontai o caminho do nosso Eu.
Vencedor contigo, descasaremos na paz e na Glória de Olorun.
Ogumnhê Ogum. Glória a Olorun!
Fonte: internet. Autoria desconhecida
ORAÇÕES CATÓLICAS PARA SÃO JORGE GUERREIRO (PAI OGUM) - CLIQUE AQUI.
Postado por Ronald Stresser Jr. às 13:34 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: do ferro e do fogo, ogum, oração, orixá da guerra, prece, preces, protege, proteção, reza, segurança, são jorge
Não-Pensamento do Dia
A Terra é bela. Se você começar a viver a sua beleza, desfrutando de seus prazeres sem culpa em seu coração, você está no paraíso. Se você condenar tudo, toda a alegria pequena, se você se tornar um condenador, um envenenador, a mesma terra se transforma em um inferno - só para você. Depende de você, onde você mora, é de sua própria transformação interior. Não é uma mudança de lugar, é uma mudança de espaço interior. OSHO
No-Thought for the Day: The earth is beautiful. If you start living its beauty, enjoying its joys with no guilt in your heart, you are in paradise. If you condemn everything, every small joy, if you become a condemner, a poisoner, then the same earth turns into a hell — only for you. It depends on you, where you live, it is your own inner transformation. It is not a change of place, it is a change of inner space. OSHO
Postado por Ronald Stresser Jr. às 10:31 0 comentários Links para esta postagem
Marcadores: consciência, desprogramação, ensinamentos de osho, inner transformation, meditação, No-Thought for the Day, osho, vida plena
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Oração da Umbanda
Eu sou forte, eu sou forte, eu sou forte.
Tenho Obatalá acima de mim, Oxalá dentro de mim.
A minha direita os Pretos-Velhos,
A minha esquerda os Caboclos,
A minha frente as Crianças,
As minhas costas o meu Anjo Protetor.
Em torno de mim as Santas Almas do Cruzeiro Divino,
Que me fecham o corpo físico e o corpo astral,
A toda má influencia e a todo mal.
Assim seja. Graças a Deus.